Buscar
  • Vagley Harry

kW e kWh: Qual é a diferença?

Atualizado: 26 de dez. de 2021


Uma das fontes mais comuns de confusão que nos deparamos quando falamos sobre energia fotovoltaica é a diferença entre o kW e kWh. Pode parecer banal e um pouco óbvio para os profissionais que trabalham com energia solar, mas, esta é uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas que estão pensando em comprar um gerador de energia solar para suas casas ou empresas. Veja aqui as diferenças entre kW e kWh.

Uma das perguntas mais frequentes que nos deparamos quando falamos sobre energia fotovoltaica é a diferença entre o kW e kWh.

Pode parecer banal e um pouco óbvio para os profissionais que trabalham com energia solar mas, esta é uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas que estão pensando em comprar um gerador de energia solar para a sua casa ou empresa.


As unidades de medida


O que é Watt (W)?


Watt é uma unidade de potência, cujo símbolo é W, que corresponde a um joule por segundo. Basicamente, é a medida de potência para a capacidade de realizar um trabalho. É caracterizado pela quantidade de energia convertida em joules, sendo utilizada ou simplesmente dissipada em um segundo.

Na energia solar, o Watt seria a unidade de energia de um sistema com uma corrente de um ampère sob uma voltagem de um volt, como o produto da tensão pela intensidade.


O que é kilowatt (kW)?


Quilowatts ou kilowatts (kW) são unidades de potência que equivalem a 10³ watts, ou seja, 7 kilowatts (7 kW) é igual a 7000 watts (7000 W). Além disso, o kW representa o tamanho de um sistema de energia solar. Isso quer dizer que quanto maior a medida de kW de um sistema, maior será sua capacidade de produzir energia em dias ensolarados.


O que é Kilowatt hora (kWh)?


No caso do kilowatts hora, ou kWh, estamos falando da energia produzida ou consumida. Essa unidade indica o volume de energia que pode ser gerada por meio de um sistema de energia solar dentro de uma determinada hora. Portanto, se seus painéis produzem 1 kW em um período de 60 minutos, serão produzidos 1.000 W de energia a cada hora.


Qual é a diferença entre kW e kWh?


Aqui nós vamos explicar de uma forma realmente simples qual é a diferença entre KW e KWh para que não fique mais nenhuma dúvida.

Vamos primeiro explicar o que cada letra representa:

· k significa quilo. O que significa “mil”.

· W significa Watt. Que é uma medida de potência.

· h significa hora. Que é, obviamente uma medida de tempo

Assim kW significa Quilowatt que é 1000 Watts. Estamos falando de uma medida de potência. Observe que, a maneira correta de se escrever é sempre com o k minúsculo e um W maiúsculo.

O tamanho de um sistema solar é definido pela sua potência. Por exemplo: um sistema de 1kW pode produzir 1 kW de potência em dias realmente ensolarados.

kWh representa Quilowatt-hora. Um kWh é uma medida de energia (não potência). Se os seus painéis solares fotovoltaicos, por exemplo, produzirem continuamente um total 1kW por um período de 60 minutos, então você terá produzido um kWh de energia. A quantidade de eletricidade que você usa (ou gera) é definida em kWh. Exemplo: “O meu sistema de energia solar produziu 4 kWh de eletricidade hoje!”

Então, resumindo: kW mede a potência do gerador, e kWh mede a energia produzida pelo gerador fotovoltaico.


Como converter kW em kWh?


A fórmula de conversão de kW para kWh é: Consumo (kWh) = Potência (kW) x tempo (h), logo, uma potência de 10 kW (ou 10.000 W) gerada durante 6 horas equivalerá a 60 kWh, portanto, será preciso multiplicar a potência gerada pelo período de horas utilizadas.

Ainda assim, é fundamental analisar aspectos como as condições padronizadas e o tempo de uso do módulo fotovoltaico em questão. Por exemplo, a potência de uma placa solar que gera 0,5 kW, sendo utilizada por um período 200 horas, será calculada pela potência x tempo, desta maneira:

Potência = 0,5 kW x 200h

Potência = 100 kW


Curiosidades:


Significado de kWh/mês: Você paga a sua conta de luz por mês, portanto, você vai encontrar o total de energia que você consumiu em um mês mostrado em kWh/mês.

A unidade Watt recebeu este nome em homenagem a James Watt, pelas suas contribuições para o desenvolvimento do motor a vapor, e foi adotada pelo segundo congresso da associação britânica em 1889.

Energia é um termo que deriva do grego “ergos” cujo significado original é trabalho. Energia na Física está associado à capacidade de qualquer corpo produzir trabalho, ação ou movimento.

Potência: É a taxa em que a energia é utilizada. A potência é medida em Watts.

1 Watt é uma taxa de consumo de energia de um Joule por segundo

A potência que consta em cada aparelho elétrico indica a sua potência pelo período de 1 hora. Por exemplo, um aquecedor a óleo com potência de 1500 W (Watts) irá consumir essa potência em uma hora.

1Wh equivale a 3.600 joules (unidade de energia). Outros múltiplos de Watt-hora são:

· Megawatt-hora (MWh) equivale a 1.000 kWh

· Gigawatt-hora (GWh) equivale a 1.000 MWh

· Terawatt-hora (TWh) equivale a 1.000 GWh


Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com nossa equipe!

Acompanhe sempre as postagens aqui no blog!

12 visualizações0 comentário