Vagley Harry
Grupo Tarifário de Energia – Quais são e sua importância!
Vamos explicar um assunto onde aqueles que já são mais antenados e que fazem uma Gestão de Energia na rotina da sua empresa, já devem conhecer através de suas faturas e o impacto que traz na hora de pagar sua conta. Agora, para aqueles que não conhecem, será um assunto e uma área muito importante para gestores e tomadores de decisão estarem cientes e alinhados, afinal: interfere diretamente no quanto você gasta com energia elétrica. Trata-se do grupo tarifário a que a empresa/indústria pertence! Se você não faz ideia do que seja isso, ou se já ouviu o termo mas não tem ideia do que ele quer dizer ou como pode impactar a empresa, bora que eu vou fazer uma explicação bem simples e prática!
O que é um Grupo Tarifário?
V amos começar pela base: os grupos tarifários são o meio de classificação fixo das Unidades Consumidoras, para que assim seja possível separar e organizar os consumidores a partir da tensão que lhes será fornecida! Hoje no mercado são divididos em 2 grandes grupos, o Grupo A e o Grupo B.

Grupo A
De uma forma bem prática, o Grupo Tarifário A serve aqueles que irão receber energia de média e alta tensão (no caso, de 11,9 kV até 138 kV), às vezes usamos os termos MT e AT, média tensão e alta tensão respectivamente. Aqui se encaixam todas as médias e grandes empresas, indústrias e estabelecimentos comerciais de grande porte. A principal diferença deles para o consumidor do Grupo B: a complexidade de sua tarifação é maior!
A demanda contratada é um exemplo, assim o sistema de distribuição de energia saberá o quanto aquele estabelecimento irá precisar e já se planejar, para distribuir energia da melhor forma possível. Se não faz ideia do que é a demanda contratada, pode ler nesse outro artigo.
Existem também alguns Subgrupos do Grupo A, (você pode encontrar o seu no cabeçalho da fatura de energia), então vou listar aqui para vocês:
A1 – tensão de fornecimento igual ou superior a 230 kV;
A2 – tensão de fornecimento de 88 kV a 138 kV;
A3 – tensão de fornecimento de 69 Kv;
A3a – tensão de fornecimento de 30 kV a 44 kV;
A4 – tensão de fornecimento de 2,3 kV a 25 kV;
AS – tensão de fornecimento inferior a 2,3 kV, a partir de sistema subterrâneo de distribuição;
Características principais do Grupo A:
Eles possuem Demanda Contratada, além de poder tomar multa de demanda de ultrapassagem e ter custo diferenciado por demanda não utilizada
Para alguns clientes pode existir a complexidade da Sazonalidade
Pagam a Energia Reativa – Fator de potência
Podem escolher seu fornecedor de energia – veja como funciona
Podem optar pelo Azul e Verde (esse assunto dei um pouco mais de atenção logo abaixo).
Para finalizar o Grupo A, os integrantes também devem se preocupar com a Tarifa Horo Sazonal, que está diretamente ligada à sua demanda contratada e energia consumida no Horário de Ponta e Fora ponta. A Tarifa Horo Sazonal é dividida entre Azul e Verde:
Na Azul, os consumidores enquadrados nessa modalidade possuem duas tarifas diferentes para demanda e duas tarifas diferentes para consumo dependendo do horário de consumo, ambas diferentes nos horários de ponta e fora ponta.
Na Verde: os consumidores enquadrados nessa modalidade possuem duas tarifas diferentes para consumo, dependendo do horário de consumo e uma tarifa única para demanda de potência.
Dependendo de qual Subgrupo você está no Grupo A, esse será um dos critérios para verificar qual é o enquadramento ideal no seu caso! Nesse caso, fique a vontade para ler esse conteúdo que irá explicar tudo sobre Enquadramento Tarifário Azul vs. Verde: qual o melhor?
Grupo B
Agora que já falamos do Grupo A, o Grupo tarifário B fica muito mais simples: são os consumidores de baixa tensão (até 2300 V), ou seja, residências, comércios, pequenas propriedades rurais e indústrias pequenas. Diferentemente do Grupo A e toda sua complexidade, aqui no Grupo B o foco reside em pagar pelo consumo de energia em sua maioria (kWh). Além da Tarifa convencional, o Grupo B pode escolher pela tarifa branca, que de um modo simples, possui valores diferentes para consumo em horários diferentes do dia.
Também listei os Subgrupos do Grupo B:
B1 – Classe residencial e subclasse residencial baixa renda;
B2 – Classe rural
B3 – Outras classes: industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio;
B4 – Classe iluminação pública
Características do Grupo B:
Não podem escolher seu fornecedor de energia, só podem comprar energia (modo convencional).
Não precisam contratar demanda, mas pagam custo de disponibilidade.
Não pagam pela energia energia reativa.
Podem optar pela Tarifa Branca – possui valores diferentes para consumo em horários diferentes do dia.
Por que é importante saber qual o seu Grupo Tarifário?
Para os consumidores de energia do Grupo A, é extremamente importante saber que você se encontra nele e principalmente, se está tomando as melhores decisões em relação ao seu uso de energia e à sua contratação. Então agora com a explicação das características do Grupo A definida, faça essa pergunta: você acha que a sua empresa está fazendo as melhores escolhas? Tal resposta que irá traçar o melhor caminho em busca de melhorar a sua Gestão de Energia, então caso após isso você ache que não esteja tomando as melhores decisões, fique à vontade para chamar nossos especialistas para podermos ajudar!
Uma boa Gestão de Energia começa através dos principais detalhes. Muitos procuram a Volt Steel Engenharia em busca de melhorar a eficiência energética, o qual a Demanda Contratada e o controle de produção no Horário de Ponta e Fora de Ponta são fatores que podem estar gerando gastos desnecessários! Caso sua empresa/indústria não esteja familiarizada ou não faça uma gestão de energia, fique a vontade para chamar a nossa equipe!
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com nossa equipe!
Acompanhe sempre as postagens aqui no blog!