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  • Vagley Harry

Está na hora de renovar o laudo SPDA? Veja os 5 principais aspectos

Atualizado: 27 de fev.


O laudo SPDA é um documento fundamental para os diferentes tipos de empresas se manterem regularizadas em relação aos órgãos competentes, assim como garantirem a segurança contra descargas atmosféricas.

Mas nem todas as organizações sabem sobre a obrigatoriedade do documento atestando a integridade do sistema de proteção contra descargas atmosféricas. Além disso, ainda menos gestores conhecem os prazos para atualização do laudo e em que momentos deve ser feita uma renovação desse registro.


Para que serve o laudo SPDA?


Vale lembrar que o SPDA é um sistema de proteção contra descargas atmosféricas. Ou seja, as empresas de diversos portes e segmentos, como indústrias, hospitais, condomínios comerciais, shoppings, varejo, instituições de ensino e outras, precisam deste equipamento para evitar serem atingidas por raios.

Afinal, estas descargas podem causar acidentes, atingindo colaboradores, clientes, fornecedores e demais envolvidos no negócio com riscos de choques e mortes, além de sérios prejuízos para as organizações, como danificação de estruturas e queima de equipamentos.

Isso é ainda mais importante no Brasil, que é um dos países onde mais se morre por raios no mundo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Sem contar que muitas pessoas e empresas subestimam os riscos. Estima-se que entre 80% e 90% das mortes por descargas atmosféricas poderiam ser evitadas com ações adequadas de segurança.

Assim, o laudo SPDA é um documento essencial tanto para cumprir com as obrigações legais junto a entidades fiscalizadoras. Mas também para garantir o funcionamento adequado dos requisitos técnicos do sistema, reduzir riscos e promover a segurança das pessoas, das instalações e do negócio como um todo.


Qual a importância do laudo SPDA?


Neste sentido, fica claro que o laudo é responsável por identificar pontos de falha, funcionamento incorreto, incapacidade, diminuição da eficiência ou deterioração dos componentes do SPDA.

Dessa forma, é possível adotar medidas para resolver os problemas, adequar o sistema e garantir a continuidade da segurança de todos os envolvidos. Até, por isso, esse documento precisa ser feito e assinado por técnicos e profissionais credenciados junto ao CREA, como os Engenheiros Eletricistas.


Como funciona a validade e o prazo de renovação do laudo SPDA?


Em geral, o laudo sobre o sistema de proteção contra descargas atmosféricas tem validades diferentes a depender do tipo de negócio. Veja:

  • 1 ano para empresas contendo munição ou explosivos, locais expostos à corrosão atmosférica severa ou instalações de empresas fornecedoras de serviços considerados essenciais;

  • 3 anos para as demais organizações.

Mas, se ocorrerem determinadas circunstâncias, como alterações ou reparos do sistema, é preciso realizar novamente a inspeção do SPDA e pode ser que seja necessário renovar o documento.

Vamos ver então em quais casos são feitas essas inspeções:


1. Análise de integridade das descidas


O primeiro ponto é elementar para o laudo SPDA. Isso porque é preciso verificar se todas as descidas de cabeamento estão inteiras, se não há nenhum ponto com fio partido, solto ou que não está envolto pelas abraçadeiras.

Segundo as normas, é preciso fazer uma inspeção visual deste aspecto a cada 6 meses e manter o registro dela com fotos em um documento. Tal avaliação não precisa de um profissional especializado, mas tem que ser realizada e registrada.


2. Avaliação da luminária para aviação


Este item não diz respeito propriamente ao SPDA, mas de um equipamento que fica próximo ao sistema contra raios. Afinal, a luminária para a aviação civil, ou luminária piloto, é regulada por portaria da aeronáutica.

Mas tal aparelho fica em uma altura elevada, na mesma localização do SPDA. Portanto, a manutenção da luminária é importante para a conservação do para-raios, minimizando o risco de acidentes.


3. Observação da oxidação


Princípios de oxidação e corrosão no SPDA mostram que o equipamento precisa de uma inspeção de profissional qualificado e habilitado. Afinal, essas corrosões prejudicam e muito o sistema, afetando o seu funcionamento correto.

Desse modo, deve-se ficar de olho nos captores, condutores de descida, conexões e eletrodos de aterramento para garantir que todos estejam sem traços de oxidação e corrosão.


4. Condições de caixas de inspeção e eletrodos


Outra verificação necessária no sistema de para-raios é a disponibilidade das caixas de inspeção. Estes acessórios, que podem estar suspensos ou enterrados no chão, precisam estar visíveis e um local de fácil e rápido acesso.

Assim, é possível abrir essas caixas para ver as condições dos eletrodos de aterramento. Até porque o aterramento adequado é essencial para promover a proteção.


5. Análises de documentação


Acima, falamos sobre a periodicidade e validade do laudo SPDA. Os prazos para o documento estão previstos na norma ABNT 5419:2015, em que se estabelece que o laudo é preciso em tais condições:

  • Durante a construção da estrutura;

  • Quando o sistema estiver concluído;

  • Após ajustes, reparos e alterações;

  • Sempre que houver uma descarga atmosférica no sistema ou a suspeita que o raio atingiu o equipamento.


Conte com um parceiro especializado em laudo SPDA


A fim de realizar a elaboração adequada do documento, a sua empresa pode e deve contar com um parceiro especializado, com experiência e conhecimento no assunto.

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