Buscar
  • Vagley Harry

Eficiência Energética – Conheça aqui a ‘fonte’ de energia mais limpa que existe

Atualizado: 27 de fev.


Eficiência energética: Mas afinal, o que é eficiência energética? E porquê ela pode ser considerada a fonte de energia mais limpa do mundo? Bem, por ser uma atividade que consiste em utilizar os recursos naturais de forma eficiente – bem ao estilo fazer mais com menos – a eficiência energética pode ser considerada a energia que se deixa de produzir.

Usos e aplicações: A compra de equipamentos com o selo Procel, é um exemplo bem próximo de como podemos adotar a eficiência enérgica em nossos lares. Trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, também. Apesar de serem mais caras, as lâmpadas LED podem significar uma economia de quase 90% por hora, em relação às lâmpadas convencionais, segundo dados da ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia).

Na indústria, a substituição de motores elétricos mais antigos, por equipamentos com maior nível de eficiência, é um desafio constante no Brasil. E cada vez mais necessário em termos de competitividade e produtividade. Anualmente, somente os motores elétricos dos sistemas motrizes e de refrigeração, no setor industrial, respondem por 25% do consumo nacional de energia.

O investimento em baterias, com cada vez mais capacidade de armazenagem, também faz parte dos caminhos da eficiência energética. Bem como os sistemas de geração distribuída solar fotovoltaica.

Saída inteligente (e eficiente!): Os benefícios econômicos, sociais e ambientais da eficiência energética são evidentes. Alívio na conta de energia, maior vantagem competitiva para empresas, redução no uso de recursos naturais. Elementos que podem, inclusive, contribuir para a descarbonização da economia nacional.

Ao investir em políticas públicas, que promovam a eficiência energética, o país evita investimentos altamente destrutivos em represas hidrelétricas e usinas térmicas, por exemplo. De quebra, pode gerar empregos e avançar em desenvolvimento tecnológico. Em 2016, foram gerados 413 mil postos de trabalho, ligados à área, segundo a Mitsidi Projetos.

Brasil na rabeira global: No atual cenário nacional, apesar de ser considerado um campo fértil para investimentos na área, o país ainda ocupa o 20° lugar no ranking mundial de eficiência energética, de um total de 25 países analisados. O relatório Energy Efficiency Indicator, mostra que enquanto organizações alemãs pretendem investir até 83% em eficiência energética em 2019, no Brasil apenas 47% dos executivos indicaram que irão elevar seus investimentos.

Mas já existem indícios de avanços. Um levantamento realizado pela ABESCO, indica que o mercado nacional conta com cerca de US$ 260 bilhões de investimentos em projetos e iniciativas que visem economizar energia. Para 2019, a partir de agosto, a portaria interministerial MME/MCT/MDIC número 1, de 29/6/2017, aumenta a exigência do nível mínimo de eficiência para motores trifásicos – motores elétricos, ventiladores de teto, ar condicionado e transformadores – contribuindo para o cenário de redução do consumo de energia.


Fontes:

Eficiência energética: por que o mundo, empresas e pessoas precisam cada vez mais dela – G1/Santa Catarina.

Eficiência energética pode gerar negócios de US$ 260 bilhões – Canal Energia

Eficiência energética – Brasil na rabeira global – Alcides Faria.

Investimento em eficiência energética será maior em 2019, aponta pesquisa – Procel Info.


Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com nossa equipe!

Acompanhe sempre as postagens aqui no blog!

3 visualizações0 comentário