Buscar
  • Vagley Harry

Aterramento elétrico industrial - Você precisa conhecer

Atualizado: 27 de fev.


O aterramento elétrico industrial é de extrema importância para que as indústrias preservem seus equipamentos e maquinários na ocorrência de descargas elétricas atmosféricas, uma vez que este atua como controlador de tensões.

Uma descarga elétrica pode causar sérios danos nas redes de uma indústria e paralisar por dias a produtividade, ou até mesmo promover curtos-circuitos e incêndios no local, colocando em risco a saúde dos colaboradores. Por isso a importância do serviço em aterramento elétrico industrial, visto que atualmente há sistemas de para-raios onde não há o aterramento elétrico.


Funcionalidade do aterramento elétrico industrial


A principal função do aterramento elétrico industrial é assegurar que descarga elétrica alguma ao atingir diretamente o edifício danificará sua estrutura e causará danos, e para isso o aterramento elétrico para indústrias atua em três etapas.

Qualquer sistema de aterramento elétrico industrial possui um subsistema de captação das descargas elétricas atmosféricas, para que assim, haja a atração das descargas até o sistema de aterramento. Feito isso os condutores de descida do sistema de aterramento elétrico possibilitam o direcionamento da carga elétrica sem que haja desvio, dissipando essa carga geralmente na terra.


A importância do aterramento elétrico industrial para o funcionamento dos dispositivos elétricos


Com um sistema de aterramento falho, ou inexistente, as indústrias podem sofrer com ruídos e falhas de comunicação entre os comandos CLP's e os inversores de frequência obtendo valores falhos e imprecisos, visto que muitas máquinas industriais possuem o comando CLP, o aterramento elétrico industrial torna-se essencial.

Toda instalação de aterramento elétrico industrial deve contar com métodos que estejam em conformidade com as normas técnicas da ABNT, como a NBR-5419. Assim, o usuário estará de acordo com as necessidades de proteção e segurança para uso do sistema de aterramento contra descargas elétricas atmosféricas.


Volt Steel – A solução em aterramentos elétricos para indústrias


Assim como a Volt Steel atua na instalação de sistemas de aterramento elétrico para condomínios residenciais, estabelecimentos comerciais, shoppings, hospitais e outros, a empresa opera na instalação destes, em indústrias em geral.

A Volt Steel age sempre em conformidade com a norma NBR-5419, estipulada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e emite laudos técnicos a todos os seus clientes, esses laudos podem ser utilizados para a obtenção do AVCB, por exemplo.

Além disso, a prestadora de serviços Volt Steel dispõe de manutenção de sistemas já existentes, adequando-os às normas vigentes. A empresa abrange seu atendimento a todo o Brasil e oferece formas de pagamento e preços flexíveis, com garantias de até um ano.


Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com nossa equipe!

Acompanhe sempre as postagens aqui no blog!


9 visualizações0 comentário